segunda-feira, 27 de junho de 2011

História e Cinema

A busca de meios didáticos/pedagógicos para relembrar a importância de um passado histórico é necessária na medida em que se procura um sentido de continuidade dialética ao acontecimento. Assim, pensamos em utilizar o recurso Audiovisual a fim de inserir o aluno no contexto histórico no intuito de relembrá-lo da importância da utilização de um conhecimento passado para a construção do saber presente.
O papel do docente se constitui em “orquestrar” um potencial emergente de idéias e interesses no intuito de apresentar um caminho, objetivando o espetáculo onde diversas mentes se interagem formando um pensamento com diversas vertentes que se complementam e atingem os objetivos esperados.
O fato está ligado no que disse Elias Thomé Saliba, à manipulação cultural e a transformação de acontecimentos em ícones parcialmente tendenciosos. O incentivo a uma real interpretação (ou pelo menos parcial) deve ser feita estabelecendo um aparato de meios de conhecimento bilaterais sobre o tema proposto, proporcionando a criação de um alicerce teórico, individual e reflexivo de cada aluno referente ao objeto de pesquisa.
Compartilhando o que disse Selva Guimarães Fonseca e a teoria de Jaime e Carla Pinky; é necessário a introdução de recursos tecnológicos nas práticas docentes incentivando a pesquisa e o pensamento crítico/analítico de meios de informações não tão confiáveis que estão à disposição e devido a facilidade são, cada vez mais, sendo utilizados pelos nossos alunos. Não se trata de privar tais alunos da utilização desses recursos mais, pelo contrário, incentivá-los – policiando-os e orientando-os – para uma utilização adequada, sem ingenuidade e nostalgia.
Combate-se assim, o que explica a professora Maria de Lourdes M. Janotti, o conhecimento do presente por ele próprio, mais sim através de um conhecimento histórico adquirido através de fontes confiáveis, sempre guiados pelo docente.

Referências bibliográficas:

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2 ª Edição, 2004.
PINSKY, Jaime; PINKSY, Carla Bassanezi. O que e como Ensinar: Por uma História Prazerosa e Conseqüente. In: KARNAL, Leandro (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Editora Contexto, 5ª EdiçãoFERREIRA
SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar História no Século XXI: Em busca do tempo entendido. Campinas: Editora Papirus, 2007.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Editora Papirus, 2003.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História nas atuais propostas curriculares. In:Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

Por Gabriel Costa

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